PROGRAMA ATMOSFERA

Novas florestas
Restaurar habitats e mitigar as mudanças climáticas

 
 
 
 
+ALIANÇAS
 

Pick-upau integra plataforma mundial sobre restauração de florestas

Restor está sediada em Zurique, na Suíça e reúne áreas restauradas em todo o planeta
 
 

03/12/2021 – A Agência Ambiental Pick-upau, por meio do Programa Atmosfera e do Projeto Refazenda, passou a integrar a plataforma Restor, uma ferramenta global que conecta pessoas, empresa, organizações e governos entorno do objetivo de restaurar habitats em todo o mundo.

A Pick-upau integra a Rede Fundadora, um conjunto de organizações que contribuíram para aperfeiçoar a plataforma Restor. Entre as muitas instituições, estão Plant for the Planet, There for the Trees, Trillion Trees, Plant Your Future, The Earth Project, We Forest, Corals for Conservation, Rainsforest Rescue; No Brasil, Associação Mico Leão Dourado, Instituto Terra, Pacto pela Restauração da Mata Atlântica; e empresas como a Suzano, entre outras dezenas de outras organizações participam da iniciativa.

Sobre a plataforma Restor
O Restor está acelerando o movimento de restauração global ao conectar todos, em todos os lugares, à restauração local. O Restor conecta pessoas a dados científicos, cadeias de suprimentos, financiamento e entre si para aumentar o impacto, a escala e a sustentabilidade dos esforços de restauração. Acreditamos que qualquer pessoa pode ser um campeão da restauração, incluindo você.

A restauração e conservação do ecossistema são cruciais para proteger a biodiversidade da Terra e alcançar as metas de mitigação do clima. A restauração tem o potencial de reduzir cerca de 30 por cento das emissões globais de carbono acumuladas e é um componente-chave das metas de mitigação do clima de muitas nações até 2030. No entanto, os maiores impactos costumam ser sentidos de forma mais aguda na escala local e onde as pessoas dependem da biodiversidade para seu sustento. Proteger e reconstruir ecossistemas são, portanto, desafios locais. Mas os dados científicos e os recursos corretos costumam ser inacessíveis e, onde estão disponíveis, estão espalhados por uma variedade de canais.

Reprodução/Pick-upau

 


Como um grupo de pesquisa ecológica global, o Crowther Lab da ETH Zürich conhece os benefícios do acesso aos dados e também as armadilhas dos dados quando não combinados com o conhecimento local. Eles se propuseram a criar uma plataforma unificada para democratizar os dados ecológicos para garantir que os melhores dados de restauração fossem criados por, para e com os profissionais da restauração.

Com os dados certos, junto com total transparência, os projetos de restauração locais agora podem se conectar a uma rede cada vez maior de ações de restauração. A restauração assume várias formas, desde a proteção da terra para que a vegetação possa florescer até o manejo holístico do solo, sistemas agroflorestais, plantio de árvores, proteção de pântanos e outros. Também é praticado de várias maneiras, seja por meio de cosmologias indígenas, como parte da agricultura regenerativa, dentro de cadeias de suprimentos ou por meio de experimentos de quintal. Independentemente de estarmos atualmente praticando restauração, todos nós temos uma 'pegada terrestre' que se estende além de nossas emissões de carbono até nossos impactos sobre o solo, a biodiversidade e os sistemas naturais. É nosso objetivo possibilitar que todos nós entendamos essa pegada do solo e as decisões a ela associadas. Através deste processo, pretendemos promover a compreensão, e ação para regenerar o que foi degradado, e fazer com que isso beneficie os ecossistemas naturais. Cada um de nós pode fazer a diferença, uma decisão de cada vez.

Fundado pelo Crowther Lab da ETH Zurich e desenvolvido em colaboração com o Google, Restor é indicado ao Prêmio Earthshot da Royal Foundation e parceiro oficial da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas.
Acesse: www.restor.eco

Da Redação
Fotos: Reprodução/Pick-upau

 
 
 
 
     
     
CONHEÇA O PROGRAMA    
 
Sobre   FAQ
Atmosfera é um programa socioambiental que permite a neutralização e a compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEE), sobretudo, o dióxido de carbono (CO2).   Tire suas dúvidas e fique por dentro do Programa Atmosfera. Qual o objetivo do Programa? Quem pode participar? O que pode ser neutralizado? O que é neutralização de gases de efeito estufa?
     
     
     
 
     
     
SAIBA MAIS    
 
 
Serviços Ambientais   Iniciativas
A neutralização ou compensação oferecida pelo Programa Atmosfera pode ser ligada direta ou indiretamente a produtos ou serviços que a empresa oferece, a processos, ações próprias ou terceirizados.   Conheça algumas iniciativas de empresas, governos, instituições de pesquisa científica, produtores rurais, fundos e outros órgãos que fizeram suas neutralizações por meio do Programa Atmosfera.
     
     
 
 
 
 
 
 
Mudanças climáticas afetam a migração de aves em todo o planeta
Mais espécies ficam ameaçadas por causa das mudanças climáticas
         
         
 
     
     
FAZENDO A DIFERENÇA    
 
ALIANÇAS   CLIMA
A Agência Ambiental Pick-upau participa de movimentos, alianças, coalizões, pactos e redes para a mitigação das mudanças climáticas.   Mudança climática é o fenômeno consequência da emissão de poluentes intensificadores do efeito estufa, no qual os gases atmosféricos propiciam um aquecimento maior da Terra.
     
     
     
 
 
 
 
Mata Atlântica está entre os biomas
mais ameaçados
Bioma continua a sofrer com desmatamentos e incêndios
 
         
         
 
Realização  
 
 
 
     
PROGRAMA ATMOSFERA CONHEÇA + PROJETOS

SIGA-NOS-

 

 

 
Quem Somos
FAQ Programa de Compliance
Novas Florestas Negócios Sustentáveis
Serviços Socioambientais Projeto Aves
Iniciativas Rede de Sementes e Mudas
Notícias Plastic no Thanks
Alianças Reflorestamento e Produção Florestal
Clima Pesquisa Científica
Contato Publicações
Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
   
     
 
Todos os direitos reservados. Programa Atmosfera 2009 - 2022. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.