PROGRAMA ATMOSFERA

Novas florestas
Restaurar habitats e mitigar as mudanças climáticas

 
 
 
 
+SERVIÇOS
 

Certificação das Neutralizações

O Inventário de Emissões de GEE é importante para que a empresa ou instituição invista em novas tecnologias
 
 

Este selo foi desenvolvido para identificar os produtos e serviços que, com a chancela da Organização, estão neutralizando as emissões de gases do efeito estufa (GEE), como o CO2, de suas atividades (conforme a metodologia GHG Protocol). Todo o processo ocorre atrelado a projetos ambientais comprovados publicamente. Para receber e utilizar o selo é necessário atender as exigências do Programa Atmosfera.

- Selo Atmosfera: todos os veículos contabilizados no processo de neutralização recebem um Selo Atmosfera (adesivo), comprovando sua ação de neutralização de CO2, no período vigente, como forma de estimular outras pessoas e organizações a neutralizar suas emissões.


- Selo Green Atmosfera: as pessoas jurídicas podem adotar o Selo Green Atmosfera (comprovando a neutralização de GEE) em logomarcas, sites, embalagens, cartões de visitas, eventos, publicações internas etc., gerando em clientes, consumidores e público em geral a imagem de responsabilidade socioambiental.

- Certificado Atmosfera: pessoas jurídicas recebem um certificado comprovando sua responsabilidade ambiental através da neutralização e do plantio de árvores nativas, juntamente com um inventário detalhado, desde a contabilização de emissões até o referido plantio, devidamente registrado em fotos e coordenadas geográficas (GPS). O certificado recebe a chancela do Programa Atmosfera, bem como dos profissionais responsáveis pelo processo de neutralização.

Cada projeto de neutralização do Programa Atmosfera é desenvolvido de acordo com as necessidades.
Foto: Pick-upau/Reprodução


O que significa gases de efeito estufa (GEE)?
Efeito estufa e aquecimento global são termos relacionados, mas não são sinônimos nem deveriam ser confundidos entre si. Todos os planetas do sistema solar que possuem atmosfera sofrem do efeito estufa. O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém, cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida novamente para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Na composição química da atmosfera, a concentração de CO2 tem papel decisivo na intensidade do efeito estufa, acentuando o aquecimento proporcional à sua concentração. Mas o CO2 não é o único GEE, também podemos citar o metano - CH4 e o óxido de nitrogênio - N2O. O que todos os gases-estufa têm em comum é que eles permitem a entrada de luz solar na atmosfera, mas absorvem parte da radiação infravermelha que deveria sair do planeta e com isso, o ar se aquece. O efeito conjunto de tais substâncias (GEE) pode vir a causar um aumento da temperatura global que altere a dinâmica do planeta e prejudique a vida. Algumas modificações já podem ser verificadas, como a elevação do nível dos oceanos, a maior frequência de incêndios em áreas florestais e as alterações nas correntes marítimas.

O Programa Atmosfera também aplica as exigências da Resolução 30, de 14 de maio de 2009 da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, que orienta projetos voluntários de reflorestamento para compensação de emissões de gases de efeito estufa.

Veja alguns atributos do programa:
- Conservação da biodiversidade
- Ampliação de benefícios ambientais
- Transformação de conduta no setor privado e institucional
- Sensibilização ambiental da sociedade
- Mitigação das Mudanças climáticas
- Geração de renda para comunidades tradicionais

 
 
 
 
     
     
CONHEÇA O PROGRAMA    
 
Sobre   FAQ
Atmosfera é um programa socioambiental que permite a neutralização e a compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEE), sobretudo, o dióxido de carbono (CO2).   Tire suas dúvidas e fique por dentro do Programa Atmosfera. Qual o objetivo do Programa? Quem pode participar? O que pode ser neutralizado? O que é neutralização de gases de efeito estufa?
     
     
     
 
     
     
SAIBA MAIS    
 
 
Serviços Ambientais   Iniciativas
A neutralização ou compensação oferecida pelo Programa Atmosfera pode ser ligada direta ou indiretamente a produtos ou serviços que a empresa oferece, a processos, ações próprias ou terceirizados.   Conheça algumas iniciativas de empresas, governos, instituições de pesquisa científica, produtores rurais, fundos e outros órgãos que fizeram suas neutralizações por meio do Programa Atmosfera.
     
     
 
 
 
 
 
 
A Amazônia é fundamental para o
Brasil e para o mundo
A destruição da Floresta Amazônica afetará o clima em todo o planeta
 
         
         
 
     
     
FAZENDO A DIFERENÇA    
 
ALIANÇAS   CLIMA
A Agência Ambiental Pick-upau participa de movimentos, alianças, coalizões, pactos e redes para a mitigação das mudanças climáticas.   Mudança climática é o fenômeno consequência da emissão de poluentes intensificadores do efeito estufa, no qual os gases atmosféricos propiciam um aquecimento maior da Terra.
     
     
     
 
 
 
 
Mata Atlântica está entre os biomas
mais ameaçados
Bioma continua a sofrer com desmatamentos e incêndios
 
         
         
 
Realização  
 
 
 
     
PROGRAMA ATMOSFERA CONHEÇA + PROJETOS

SIGA-NOS-

 

 

 
Quem Somos
FAQ Programa de Compliance
Novas Florestas Negócios Sustentáveis
Serviços Socioambientais Projeto Aves
Iniciativas Rede de Sementes e Mudas
Notícias Plastic no Thanks
Alianças Reflorestamento e Produção Florestal
Clima Pesquisa Científica
Contato Publicações
Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Programa Atmosfera 2009 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.