PROGRAMA ATMOSFERA

Novas florestas
Restaurar habitats e mitigar as mudanças climáticas

 
 
 
 
+FAQ
 

Tire suas dúvidas e fique por dentro do programa

 
 
Qual o objetivo do Programa?
Através do plantio de árvores nativas, neutralizar a emissão de gases do efeito estufa (GEE), sobretudo, o CO2. Este é o gás que mais contribui para o aquecimento da temperatura no Planeta, uma vez que representa 55% do total das emissões mundiais de gases do efeito estufa. Além disso, seu tempo de permanência na atmosfera é de, no mínimo, 100 anos.

Quem pode participar?
Pessoas jurídicas, incluindo empresas, instituições e órgãos públicos de todas as esferas.

O que pode ser neutralizado?
Gases de efeito estufa (GEE) emitidos em atividades humanas diretas: consumo de energia elétrica, água, combustíveis fósseis entre outros, bem como a geração de dejetos (esgoto). Também podem ser neutralizados os (GEE) emitidos na fabricação de um determinado produto, a prestação de todo tipo de serviços, processos de vendas, funcionamento de instalações industriais, escritórios ou núcleos operacionais. E, principalmente, a neutralização de dióxido de carbono emitido em viagens ou na locomoção de executivos e funcionários (veículos terrestres e aéreos), canais de distribuição, atividades de comunicação, promoção e eventos, próprios ou patrocinados.

O que é mudança climática?
Mudança climática é o fenômeno consequência da emissão de poluentes intensificadores do efeito estufa, no qual os gases atmosféricos propiciam um aquecimento maior da Terra ao não permitirem que o calor absorvido da irradiação solar escape para o espaço. Dentre os gases responsáveis estão o vapor de água, dióxido de carbono, metano, ozônio e os halocarbonos, sendo que os quatro últimos tiveram suas concentrações acrescidas pela ação antrópica nos últimos 300 anos.

O que é neutralização de gases de efeito estufa?
É uma estratégia de compensar a emissão desses gases produzidos por processos industriais ou individuais, como utilizar veículos automotores, transporte aéreo ou consumir energia elétrica, com o plantio de árvores. Espécies vegetais consomem o CO2 da atmosfera durante a fotossíntese.

Por que é importante a neutralização?
Desde a Revolução Industrial, no século XVIII, o clima no planeta tem se alterado principalmente pelo aumento desenfreado dos níveis de emissão de gases do efeito estufa. A maior concentração destes gases na atmosfera é apontada como responsável pelo rompimento da camada de ozônio (camada de gás, situada entre 30 e 40 km de altura que atua como um ‘escudo’, filtrando os raios ultravioleta, emitidos pelo sol). Gases nitrogenados emitidos por aviões e automóveis, assim como o CFC (clorofluorcarbono) têm efeito destrutivo sobre a camada de ozônio. De acordo com as pesquisas, os efeitos do aquecimento global podem ser observados, tais como o derretimento das geleiras, o aumento do nível global dos oceanos, a incidência de estações prolongadas de chuvas ou secas, a maior probabilidade de disseminação de endemias e pandemias e a morte de organismos terrestres e marinhos (com perda da biodiversidade).

De que maneira pode ser neutralizado o CO2 produzido?
A partir de uma análise diagnóstica e um inventário de emissões, calcula-se a quantidade de CO2 emitida por indivíduos ou organizações, e determinado o número de árvores a serem plantadas (como uma compensação), levando em consideração seu ciclo médio de vida.

Como a neutralização pode ajudar o meio ambiente?
Além da compensação ambiental do CO2 produzido por atividades humanas, esta atitude também permite uma avaliação dos processos, estimulando indivíduos e empresas a se responsabilizarem por parte das mudanças climáticas. Foi observado que, quando há o compromisso de neutralização do CO2 emitido, existe uma maior preocupação em diminuir essas emissões. A partir daí, deverá haver uma mudança de atitude nas ações de rotina de todos os envolvidos no processo de neutralização de GEE, como priorizar o transporte público, reduzir o consumo de energia elétrica, água, papel, além da adesão à coleta seletiva de lixo, entre outras iniciativas. Desta forma, cada cidadão ou organização privada pode fazer parte da solução por meio de uma ação bastante simples: o plantio de árvores e a recuperação da cobertura florestal.

 
 
 
 
     
     
CONHEÇA O PROGRAMA    
 
Sobre   FAQ
Atmosfera é um programa socioambiental que permite a neutralização e a compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEE), sobretudo, o dióxido de carbono (CO2).   Tire suas dúvidas e fique por dentro do Programa Atmosfera. Qual o objetivo do Programa? Quem pode participar? O que pode ser neutralizado? O que é neutralização de gases de efeito estufa?
     
     
     
 
     
     
SAIBA MAIS    
 
 
Serviços Ambientais   Iniciativas
A neutralização ou compensação oferecida pelo Programa Atmosfera pode ser ligada direta ou indiretamente a produtos ou serviços que a empresa oferece, a processos, ações próprias ou terceirizados.   Conheça algumas iniciativas de empresas, governos, instituições de pesquisa científica, produtores rurais, fundos e outros órgãos que fizeram suas neutralizações por meio do Programa Atmosfera.
     
     
 
 
 
 
 
 
Mudanças climáticas afetam a migração de aves em todo o planeta
Mais espécies ficam ameaçadas por causa das mudanças climáticas
         
         
 
     
     
FAZENDO A DIFERENÇA    
 
ALIANÇAS   CLIMA
A Agência Ambiental Pick-upau participa de movimentos, alianças, coalizões, pactos e redes para a mitigação das mudanças climáticas.   Mudança climática é o fenômeno consequência da emissão de poluentes intensificadores do efeito estufa, no qual os gases atmosféricos propiciam um aquecimento maior da Terra.
     
     
     
 
 
 
 
Mata Atlântica está entre os biomas
mais ameaçados
Bioma continua a sofrer com desmatamentos e incêndios
 
         
         
 
Realização  
 
 
 
     
PROGRAMA ATMOSFERA CONHEÇA + PROJETOS

SIGA-NOS-

 

 

 
Quem Somos
FAQ Programa de Compliance
Novas Florestas Negócios Sustentáveis
Serviços Socioambientais Projeto Aves
Iniciativas Rede de Sementes e Mudas
Notícias Plastic no Thanks
Alianças Reflorestamento e Produção Florestal
Clima Pesquisa Científica
Contato Publicações
Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
   
     
 
Todos os direitos reservados. Programa Atmosfera 2009 - 2021. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2021.