PROGRAMA ATMOSFERA

Novas florestas
Restaurar habitats e mitigar as mudanças climáticas

 
 
 
 
++ ÁRVORES
 

Novas Florestas

 
 

A restauração florestal promovida pelo Programa Atmosfera, através da neutralização ou compensação de emissões de gases de efeito estufa, com ênfase na fixação de dióxido de carbono CO2 baseia-se nas diretrizes da Resolução SMA-030/2009, que orienta projetos voluntários de reflorestamento para compensação de emissões desses gases na atmosfera.

Esta restauração ecológica, independente da sua categoria, tem objetivo de sequestrar o carbono, ampliar os serviços ambientais voltados às florestas, a conservação do solo, dos recursos hídricos e da biodiversidade.

Os Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas – PRADs realizados pelo Programa Atmosfera, também consideram a Resolução SMA-8/2007, avaliando a paisagem de cada ecossistema, garantindo o mínimo exigido para se manter uma variada biodiversidade e a classificação ecológica de cada espécie utilizada no plantio.

A grande diversidade biológica existente na Mata Atlântica pode ser explicada pelos variados ecossistemas que surgem acompanhando as características climáticas das regiões onde esta vegetação ocorre. Segundo a Resolução SMA 21, de 21 de novembro de 2001, editada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, existe uma orientação para o reflorestamento heterogêneo de áreas degradadas, especialmente nas matas ciliares.

As mudas oriundas do Programa Atmosfera são plantadas em Unidades e Conservação e propriedades particulares, sobretudo em APPs (Áreas de Preservação Permanente). Após o plantio, inicia-se um processo de monitoramento e manutenção, pelo período mínimo, que se estende por vinte quatro meses. Em casos extremos de restauração ecológica este período pode se estender até quatro anos ou, além disso, no caso de pesquisas. Período também utilizado para avaliação do carbono absorvido pela floresta plantada, utilizando a metodologia UNFCCC.

 
 
 
 
     
     
CONHEÇA O PROGRAMA    
 
Sobre   FAQ
Atmosfera é um programa socioambiental que permite a neutralização e a compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEE), sobretudo, o dióxido de carbono (CO2).   Tire suas dúvidas e fique por dentro do Programa Atmosfera. Qual o objetivo do Programa? Quem pode participar? O que pode ser neutralizado? O que é neutralização de gases de efeito estufa?
     
     
     
 
     
     
SAIBA MAIS    
 
 
Serviços Ambientais   Iniciativas
A neutralização ou compensação oferecida pelo Programa Atmosfera pode ser ligada direta ou indiretamente a produtos ou serviços que a empresa oferece, a processos, ações próprias ou terceirizados.   Conheça algumas iniciativas de empresas, governos, instituições de pesquisa científica, produtores rurais, fundos e outros órgãos que fizeram suas neutralizações por meio do Programa Atmosfera.
     
     
 
 
 
 
 
 
Mata Atlântica está entre os biomas
mais ameaçados
Bioma continua a sofrer com desmatamentos e incêndios
 
         
         
 
     
     
FAZENDO A DIFERENÇA    
 
ALIANÇAS   CLIMA
A Agência Ambiental Pick-upau participa de movimentos, alianças, coalizões, pactos e redes para a mitigação das mudanças climáticas.   Mudança climática é o fenômeno consequência da emissão de poluentes intensificadores do efeito estufa, no qual os gases atmosféricos propiciam um aquecimento maior da Terra.
     
     
     
 
 
 
 
A Amazônia é fundamental para o
Brasil e para o mundo
A destruição da Floresta Amazônica afetará o clima em todo o planeta
 
         
         
 
Realização  
 
 
 
     
PROGRAMA ATMOSFERA CONHEÇA + PROJETOS

SIGA-NOS-

 

 

 
Quem Somos
FAQ Programa de Compliance
Novas Florestas Negócios Sustentáveis
Serviços Socioambientais Projeto Aves
Iniciativas Rede de Sementes e Mudas
Notícias Plastic no Thanks
Alianças Reflorestamento e Produção Florestal
Clima Pesquisa Científica
Contato Publicações
Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Programa Atmosfera 2009 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.