PROGRAMA ATMOSFERA

Novas florestas
Restaurar habitats e mitigar as mudanças climáticas

INICIATIVAS    
     
Paisagismo ecológico em centro de conservação de fauna em SP
CECFAU – Centro de Conservação de Fauna Silvestre do Estado de São Paulo
 
 
Uma área de conservação
 
Nasce o CECFAU
A Agência Ambiental Pick-upau em parceria com a Fundação Parque Zoológico de São Paulo – FPZSP realizou o paisagismo ecológico no novo centro de pesquisas da fundação, localizado na Divisão de Produção Rural, no município de Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo.
 

Segundo o Diretor-presidente da FPZSP, o CECFAU – Centro de Conservação de Fauna Silvestre do Estado de São Paulo é uma das realizações mais importantes de 2014.

     
     
     
 
     
 
 
Um ambiente adequado
 
Para espécies ameaçadas
“Com o início das operações do CECFAU, a Fundação avançará na consolidação de sua política para conservação de fauna silvestre, com investimentos em pesquisa aplicada e estudos de campo em apoio às ações para reprodução assistida e sustentabilidade genética das espécies alvo dos nossos trabalhos de conservação de fauna”.
 
Junto ao projeto arquitetônico a direção e a presidência da FPZSP vislumbraram um paisagismo que contemplasse os recintos, as construções administrativas e técnicas, as áreas comuns, entre outros equipamentos. Em 2014, a Agência Ambiental Pick-upau foi acionada para o desenvolvimento e a execução de um projeto que observasse essas características.
     
     
 
 
     
 
Um paisagismo especial
 
Para animais ameaçados
Pesquisadores (as) da Pick-upau criaram então um Paisagismo Ecológico, onde cada espécie, cada indivíduo foi posicionado precisamente nos 80.000 metros quadrados do complexo, visando o bem estar das pessoas e dos animais.
 
Uma estratégia empregada para conservar a biodiversidade e promover o retorno das espécies selvagens à natureza é a conservação ex situ, que inclui mantê-los fora do ambiente natural para investigar os aspectos biológicos desses experimentos individuais e controlados.
     
     
 
 
Paisagismo trouxe bem-estar
 
E atrai espécies livre
O Centro contribuirá para a recuperação e conservação de espécies ameaçadas de extinção como a Arara-azul-de-lear e o Tamanduá-bandeira, considerados recentemente, como vulneráveis pelo ICMBIO. O CECFAU tem como objetivos a proteção de espécies ou comunidades e de amostras representativas de ecossistemas para estudos científicos.
 
Para que o CECFAU seja um ambiente propício à conservação dos animais, diversos elementos foram analisados e planejados para a sua construção. Os recintos foram planejados de forma a criar um desenvolvimento pleno dos animais com áreas para repouso, reprodução, lazer e estratégias de enriquecimento.
     
     
 
     
 
 
Espécies para cada espaço
 
Conheça o projeto
O paisagismo foi delineado e executado de modo ecológico conforme as áreas e recintos. Foram usadas 48 espécies florestais nativas, considerando a presença de espinhos, toxicidade, porte, copa, características da raiz, época de produção de flores e frutos, atração da avifauna etc.
 
Agência Ambiental Pick-upau publicou uma edição da Darwin Society Magazine sobre o paisagismo ecológico. Projeto foi implantado em centro de conservação da fauna do Zoológico de São Paulo. Clique na imagem acima e acesse a publicação.

     
     
 
 
Realização  
 
 
 
     
PROGRAMA ATMOSFERA CONHEÇA + PROJETOS

SIGA-NOS-

 

 

 
Quem Somos
FAQ Programa de Compliance
Novas Florestas Negócios Sustentáveis
Serviços Socioambientais Projeto Aves
Iniciativas Rede de Sementes e Mudas
Notícias Plastic no Thanks
Alianças Reflorestamento e Produção Florestal
Clima Pesquisa Científica
Contato Publicações
Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Programa Atmosfera 2009 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.