PROGRAMA ATMOSFERA

Novas florestas
Restaurar habitats e mitigar as mudanças climáticas

 
 
 
 
+NOTÍCIAS
 

Estado de São Paulo avança com o Inventário de Emissões de GEE

Pick-upau colabora com o 1° Relatório de Referência do Estado de São Paulo de GEE
 
 

06/05/2013 – Seguindo as diretrizes da Política Estadual de Mudanças Climáticas, o Estado de São Paulo avança no fomento de dados para a mitigação das mudanças climáticas. Com o lançamento do 1º Inventário de Emissões Antrópicas de Gases de Efeito Estufa (GEE) Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo, a unidade de mais rica da federação contribui para a metodologia e a implementação de políticas públicas voltadas ao combate do aquecimento global.

Várias empresas da iniciativa privada, órgãos governamentais, pesquisadores, instituições de pesquisa e organizações não governamentais colaboram para a compilação dos dados, entre elas a Agência Ambiental Pick-upau.

Saiba mais sobre Proclima
O 1º Inventário de Emissões Antrópicas de Gases de Efeito Estufa (GEE) Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo foi apresentado, para o período de 1990 a 2008, na manhã do dia 20 de abril de 2011 na sede da CETESB/SMA. O evento contou com a participação de representantes da sociedade civil e do Poder Público totalizando cerca de 300 pessoas nas dependências do anfiteatro “Augusto Ruschi”. Em novembro de 2010, foi divulgado um estudo preliminar reportando somente as emissões de GEE do ano de 2005, em atendimento à Política Estadual de Mudanças Climáticas (Lei 13.798/2009).

Estavam presentes na mesa de abertura o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, o presidente da CETESB, Otavio Okano, o ex-secretário responsável pela criação do Programa Estadual de Mudanças Climáticas (PROCLIMA) em 1995, Fábio Feldman, o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alan Charlton e o secretário adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos, Rogério Menezes. Os convidados apresentaram um panorama da importância desse inventário no apoio ao desenvolvimento de medidas de redução das emissões dos GEE na transição para uma economia de baixo carbono no estado. Destacou-se também a importância da parceria com a Embaixada Britânica ao longo de todo o processo de desenvolvimento do projeto de elaboração do 1º Inventário de Emissões de GEE do Estado de São Paulo.


Pick-upau colabora com o 1° Relatório de Referência do Estado de São Paulo de GEE
Foto: Pick-upau/Reprodução

Josilene Ferrer, Secretária Executiva do PROCLIMA, relatou o processo de coordenação da elaboração do inventário, baseado na busca pela transparência e consistência dos resultados. Para isso, o projeto contou com a formação de uma ampla rede de autores, revisores e colaboradores produzindo informações de alta qualidade. Foi enfatizado que todas as memórias das reuniões técnicas realizadas durante o processo, assim como os 26 Relatórios de Referência que compõem o documento apresentado, ficaram disponíveis para acesso no site do Inventário de GEE do Estado de São Paulo.

Os resultados do inventário foram apresentados pelo Coordenador do PROCLIMA, João Wagner Alves, que no início de sua apresentação discorreu sobre os objetivos, as diretrizes, os GEE e os setores inventariados do documento. A necessidade de elaboração de um inventário para São Paulo foi justificada, também, pelo fato de o perfil das emissões do estado apresentar uma realidade diferente das emissões publicadas no inventário nacional. Assim, o inventário nacional não é capaz de subsidiar o governo do estado na tomada de decisões para implantação de políticas públicas de mitigação dos GEE, já que enquanto 75% das emissões do país são causadas pelo desmatamento, no cenário estadual a principal fonte de emissão é o setor energético.

A comparação dos resultados de 1990 e 2008 demonstrou um aumento de 63% das emissões de CO2, principal GEE. Já entre 2005, ano base para definição das metas de redução, e 2008 o aumento foi de 7%. Responsável por cerca de 57% das emissões de GEE no ano de 2005, o setor energético tem sua maior emissão nos transportes (55,3%), devido principalmente ao emprego de combustíveis fósseis, seguido pela emissão das indústrias (30,1%). Foi apresentada também, uma comparação entre as razões das emissões pelos respectivos PIB do Estado de São Paulo e do Brasil. Essa comparação indica que a economia estadual, apesar de ser responsável por um terço do PIB nacional, emite 20% do que seria emitido pelo país para gerar a mesma quantidade de riqueza.

   
Faça download dos documentos.
Foto: CETESB/Reprodução

Da Redação, com informações da CETESB
Foto: Pick-upau/Cetesb/Divulgação

 
 
 
 
     
     
CONHEÇA O PROGRAMA    
 
Sobre   FAQ
Atmosfera é um programa socioambiental que permite a neutralização e a compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEE), sobretudo, o dióxido de carbono (CO2).   Tire suas dúvidas e fique por dentro do Programa Atmosfera. Qual o objetivo do Programa? Quem pode participar? O que pode ser neutralizado? O que é neutralização de gases de efeito estufa?
     
     
     
 
     
     
SAIBA MAIS    
 
 
Serviços Ambientais   Iniciativas
A neutralização ou compensação oferecida pelo Programa Atmosfera pode ser ligada direta ou indiretamente a produtos ou serviços que a empresa oferece, a processos, ações próprias ou terceirizados.   Conheça algumas iniciativas de empresas, governos, instituições de pesquisa científica, produtores rurais, fundos e outros órgãos que fizeram suas neutralizações por meio do Programa Atmosfera.
     
     
 
 
     
     
FAZENDO A DIFERENÇA    
 
ALIANÇAS   NOVAS FLORESTAS
A Agência Ambiental Pick-upau participa de movimentos, alianças, coalizões, pactos e redes para a mitigação das mudanças climáticas.   Esta restauração ecológica, independente da sua categoria, tem objetivo de sequestrar o carbono e ampliar os serviços ambientais voltados às florestas.
     
     
     
 
 
 
 
Incêndios florestais têm sido cada vez mais comuns em todo o mundo
Biomas brasileiros estão sendo destruídos por incêndios florestais
 
         
         
 
Realização  
 
 
 
     
PROGRAMA ATMOSFERA CONHEÇA + PROJETOS

SIGA-NOS-

 

 

 
Quem Somos
FAQ Programa de Compliance
Novas Florestas Negócios Sustentáveis
Serviços Socioambientais Projeto Aves
Iniciativas Rede de Sementes e Mudas
Notícias Plastic no Thanks
Alianças Reflorestamento e Produção Florestal
Clima Pesquisa Científica
Contato Publicações
Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental
  Centro de Estudos e Conservação da Flora
  Muda no Mundo
  Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Programa Atmosfera 2009 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.